sala de aula

Peixes
Os peixes estão entre as classes mas antigas de vertebrados. Apresentam uma grande variedade e formas de tamanhos . São aquáticos ,habitando tanto a água doce quanto a salgada
O tipo de esqueleto e uma importante característica que divide os peixes em dois grandes grupos: peixes com esqueleto ósseo e peixes com esqueleto cartilaginoso (formado por cartilagem).As raias e os tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos .

Características dos peixes:

O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme ( mais afilado nas extremidades e avolumado no meio ), facilitando seu deslocamento na água.
A pele é recoberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias ,estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos . As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo . A água entra pela boca ,é direcionada pra as brânquias e depois sai pelo o opérculo. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passava aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.
*São animais ectotérmicos ,ou seja, temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente; nesse caso, a água.
*A maior é ovípara, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos , a fecundação é externa e nos cartilaginosos interna.







Anfibios
A palavra anfibio significa vida dupla.

Caracteristícas gerais:
Dependem parcialmente da água:para entrar dessecação,proteger ovos(pois não têm casca),manter pele úmida para respiração cutânea.
*Quando são larvas- respiração branquias.
*Quando são adutos- respiração pulmonar e cutânea.
*Pele lisa e com glandulas mucosas, pra a manutenção da umidade.
*São animais carnivoros, se alimentão de insetos, arranhas e minhocas como podem comer outros anfibios
*A maioria e ovipara com fecundação externa.
A divisão dos anfibios
Os anfibios podem ser divididos em três grupos: anuros, urodelose apodes.

*Os anuros: representao p grupo mais diversificado de anfibios,incluindo os sapos as rãs e as pererecas.
Os sapos apresentam pele enrugada e menbros posteriores longos; as pessoas apresenatm, nas esxtremidades dos dedos,deletações semelhantes a ventosas, que permitem a fixação em rochas, árvores e paredes.
Os animais adultos não apresentam cauda e seus membros são próprios para saltar.
Os membros posteriores são bem maiores que os anteriorese impulsionam o amimal na hora do pulo. Alguns anuros têm uma membrana entre os dedos, que os auxilia na natação.

O urodelos: são representados pelas salamandra.Esse grupo de anfibios que é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo alongado, quatro membros e sua aparência é semelhante a de um réptil.
Algumas especies de salamandra aprecentam metarmofose incompleta e os adutos permanecem com as catacteristicas da larva. Essas espécies vivem toda soa vida na água e aprecentam brânquias extenas .

Os ápodes: são animais conhecidos como cecílias ou cobras-cegas. Embora recebam esse nome, esses animais não são serpentes .
São denominados ápodes, pois não têm patas. Ocorpo é alongado e vermiforme .Vivem em regiões tropicais,em ambientes aquáticos ou enterrados.
Os ápodes tem olhos reduzidos ás vezes recobertos por membranas, o que lhes rendeu o nome popular de cobras-cegas. Esses anfibios não são completamente cegos, apenas exergam muito pouco.


  





Répteis
Os répteis são animais muito conhecidos, como os largartos as lagartixas, as tartarugas, as sepentes e os jacarés. Os répteis juntamente com as aves e os mamíferos, colonizaram de maneira eficientes o meio terrestre do que os anfibíos, pois são independentes do meio ambiente aquaticos para se reproduzir.
O ovo com casca contribui com a ocupação dos répteis do ambiente terrestre. A casca é relativamente dura e fornece proteção contra a dessecação, além de proteção mecânica. Esse tipo de ovo tem reservas de água e alimento, utilizadas pelo embrião durante o seu desenvolvimento. No grupos das aves existem ovos semelhantes aos dos répteis.
Características gerais
* A pele da maioria dos répteis é recobertas por escamas ou placas cóneas que impedem a perda de água.
*Respiram por meios de pulmões.
*Como os peixes e os anfíbios, os répteis são ectortemicos.
*A maioria dos répteis e ovipara e a fecundação é interna
Grupos e exemplos
Podem se distinguir quatro grupos principais de répteis:
*Os lacertílios: incluem os lagartos e as lagartixas domesticas iguanas e camaleões.
      • Os quelônios: são as tartarugas, cágados e jabutis.
      • Os crocodilianos: são os jacarés e crocodilos.
      • Os ofídios: são as serpentes. Algumas tem glândulas de peçonha, como a jararaca, a cascavel e a cobra-coral.